top of page
  • Foto do escritorAndré Sampaio

Borealis: Orgulhosamente Portuguesa

Atualizado: 2 de abr. de 2018



E esta análise traz-nos á nossa mais recente reportagem sobre uma destas micro-marcas, surpreendentemente e orgulhosamente Portuguesa!

A Borealis Watch Company.

A Borealis Watch Company é uma micro-marca irmã de uma também já conhecida e estabelecida desde 2008, a Prometheus.

Ambas as marcas se especializam em relógios de mergulho, “Divers”, e na pesquisa e inovação na inerente à luminescência do relógio.

O nome “Borealis” surgiu sobre a influencia norte-europeia da família do dono, Carlos Carvalho, que procurou relacionar o relógio com algo facilmente identificável da região Norte da Europa.

Ora e como é eu sei isto? Não me fio em artigos press (documentos que marcas enviam),

Gosto sempre de construir relações e de ter um dialogo no mundo real, porque isto na verdade muda tudo.

A meu ver a relojoaria não influencia apenas um sentido humano, como muitos podem achar, sendo esta a visão.

A relojoaria influencia a visão, o tato, a audição e até o olfato!

Além disso sou do género de pessoa que propõe um encontro informal, onde a conversa possa ser feita calmamente e com todo o prazer (que é falar de relojoaria).

Gosto de falar com as pessoas, qualquer tipo. É fácil ter dias em que “perco” múltiplas horas na gestão de redes sociais e marketing, por isso, quando tenho a oportunidade de falar com pessoas que partilham o amor pela relojoaria, faço-o.

Voltando ao tema!

Tive conhecimento da Borealis por um bom amigo meu, Jerónimo Guimarães (Instagram @jcg.1). Na altura andava a ver a página dele e deparei-me com este curioso “Diver” com um nome referente a uma zona que conheço, o Estoril.

Perguntei-lhe de imediato se me podia avançar com alguma informação sobre a marca, fiquei curioso!

Então é naquele preciso momento que fico a saber que a marca é na verdade Portuguesa, foi ai que eu soube que tinha de conhecer a marca e a pessoa por detrás da mesma.

Trocados alguns e-mails lá se agendou um encontro.

Após quase 3 horas de conversa com o propriétario destas marcas, o Sr.Carlos, posso dizer que me sinto mais culto.

O ponto mais interessante é a paixão demonstrada quando se ouve este senhor a falar.

Com um dialogo calmo e sereno, consegue transmitir-nos o que a marca realmente é, um espelho da personalidade do seu criador.

Também durante a conversa, Carlos conta-nos que em criança teve sempre um carinho especial pelos relógios de mergulho, algo que fosse fiável, robusto, de fácil manutenção e reparação caso surgisse a necessidade.


FATOR CHAVE

Um dos fatores que mais me surpreendeu foi a robustez da caixa, mas ainda mais me surpreendeu a chamfragem das asas (lug beveling), uma característica que podemos observar num dos mais icónicos modelos dos dias de hoje, de uma marca Suíça, que foi à lua.

Além disso, Carlos apresentou-me aos seus novos modelos, onde procurou ir buscar inspiração ao estilo italiano.

Posso dizer que fiquei surpreendido, os Santa Cruz, os novos modelos apresentam uma bonita caixa em formato cushion, mas há mais, a caixa é feita de bronze e chegam até a ter vários tipos de polimento (vertical, horizontal) contrastanto com o acabamento brushed.

SÓ UM À PARTE

Nunca fui grande fã da Panerai, mas creio que esta relação é em grande parte devido aos tamanhos enormes (que agora já foram adicionadas medidas como os 38mm).

Mas ouve qualquer coisa nos Borealis Santa Cruz que me fez olhar uma segunda fez à minha opinião relativamente a este tipo de caixas.

Se tiverem oportunidade não deixem de visitar os sites da marca e pesquisem na internet os inumeros artigos já escritos sobre esta marca e os milhares de fotos que irão encontrar sobre os diversos modelos já produzidos.

Irão aperceber-se dos milhares de seguidores que esta marca tem no mundo inteiro e da excelente reputação que tem no meio de todos os aficionados da relojoaria.

Afinal Portugal está bem representada lá fora, se calhar muitos ainda não sabiam!

O modelo de negócio da Borealis é típico das micro marcas, sendo o seu negocio feito exclusivamente on-line sem revendededores físicos.

Mas não tenham receio, a Borealis vende e envia para o mundo inteiro milhares de relógios por ano.

E acreditem, é Portuguesa e boa!

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page