top of page
  • Foto do escritorAndré Sampaio

Exame | Bvlgari Octo Finíssimo

Atualizado: 21 de jul. de 2019







Foi com grande entusiasmo e emoção que abordamos este Exame. Por várias razões e passo a explicar.

Antes de mais porque foi o primeiro Exame do Nuno Inácio que assim passou a colaborador a tempo inteiro do Horoduo, digo a tempo inteiro porque o Nuno já era companheiro de muitas conversas e viagens e a sua integração na nossa equipa foi apenas um passo natural. Por isso, bem vindo Nuno!

Especial também porque na realidade não é todos os dias que temos a possibilidade de usar e examinar em pormenor um relógio tão galardoado.

Entre os muitos prémios recebidos a nível mundial destacamos sem dúvida o prémio para Melhor Relógio Masculino de 2017 no GPHG, Grand Prix D`Horlogerie de Genève, o Red Dot Award também em 2017 e podiamos continuar com inumeros mais.

Especial também porque abordamos este teste com duas opiniões totalmente distintas e dessa forma a nossa opinião final não estava de forma alguma condicionada.




O Bvlgari Octo Finíssimo tem o movimento automático mais fino do mundo com apenas 2,23mm de espessura

As especificações do Octo Finíssimo são impressionantes.

Movimento automático mais fino do mundo com 2,23mm de espessura.

Caixa em titanio, bracelete integrada em titanio, micro rotor em platina, fundo transparente, coroa com cerâmica entre outros.

Claro que o melhor cartão de visita e o mais impressionante não se escreve.

O seu fantástico design!! O criador original da linha Octo é nada mais nada menos do que o ícone do design relojoeiro Gerald Genta, no entanto atrevo-me a dizer que depois de Fabrizio Buonamassa ter re-interpretado e atualizado o design do Octo sem perder a sua identidade e origens, este modelo ganhou um estatuto de culto que nunca teve.


O relógio para o gentleman dos tempos modernos?

A utilização de materiais nobres, as texturas, as cores, as formas, os detalhes, tudo está pensado ao mais infímo pormenor e mais do que tudo, conjugam-se na perfeição.

Os 40mm de largura da caixa deixariam antever um relógio com uma aparência mais discreta no pulso aliado ao seu baixo peso e delicada espessura, no entanto não poderiamos estar mais longe da realidade. Tivemos o trabalho de medir mesmo a caixa porque nenhum de nós acreditava que o relógio tivesse apenas 40mm tal é a sua imponência no pulso. Quando dizemos que o relógio parece ter 46mm acreditem que parece mesmo!


A diminuta espessura não esconde um relógio imponente no pulso.

No entanto o tamanho no pulso é deveras deceptivo porque o relógio quase não se sente no pulso. A utilização do titanio na sua construção não foi apenas por razões estéticas, o seu baixo peso é o melhor aliado para um movimento tão fino. O seu peso total com bracelete incluida é de apenas 73 gramas! Incrível!


Um relógio que se sente à vontade com fato e gravata ou com jeans

Para mim especificamente o que mais me atraiu no Octo Finíssimo foi sem duvida a sua individualidade. É um relógio com carácter, com personalidade, não se confunde com nenhum outro. Assume tudo aquilo que é e mostra-o sem receios! Também digamos, as suas caracteristicas técnicas fazem com que não tenha nada a esconder.

Para mim é uma das poucas peças que alia um design realmente fantástico e inovador a caracteristicas e pergaminhos relojoeiros que não ficam atrás de relógios com o dobro do preço e estamos a falar de um relógio que tem um preço de 13.500€.


O que nos leva à pergunta final.

Será que o Bvlgari Octo Finíssimo vale o preço final pedido?

Esta é daquelas perguntas que todos os amantes de relógios evitam, porque realmente são objectos que compramos com o coração e é difícil colocar um preço nestes objectos tão apaixonantes.


É cativante admirar todas as facetas e ângulos do Octo Finíssimo

Mas respondemos a essa pergunta com outra.

Quando foi a última vez que viram um relógio com movimento de manufatura com 2,23mm vencedor do prémio do GPHG à venda por 13.500€??....



Cumprimentos,


André & Nuno



Bvlgari Octo Finíssimo


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page